quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

ANÁLISE



Com as observações que efectuamos verificamos a existência de bares, cantinas ou restaurante em todas as faculdades, e até mais do que um desse serviços numa delas, como é o caso da Fculdade de Engenharia que apresenta três bares. Este facto deve-se à necessidade de resposta dos estudantes. Muitos são aqueles que fazem uso desses sistemas. Se os estudantes não usassem tanto os bares e cantinas das faculdades, e se estas, consequentemente, não lucrassem tanto com esse facto, com certeza já não estariam ao dispôr dos estudantes.

Verificamos ainda que grande parte dos espaços são atractivos e convidativos. Por exemplo a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação apresenta um espaço amplo, bastante iluminado, com cadeiras coloridas. Isto é imporatnte, na medida em que, pode funcionar como elemento de atracção para oa jovens, em que possam permanecer mais tempo nesses espaços e também consumir mais.
Constatacmos que aquilo que se encontra, estrategicamente, colocado junto da caixa de pagamento e nas vitrinas é aquilo que se acaba por vender em maiores quantidades. Isto faz com que, por exemplo quando os estudantes estão na fila para efectuar o pedido estejam com mais atenção ao que se encontra visível, ao que está na vitrina e até acabem por alterar o seu pedido inicial por outro, que pode ser menos saudável. o leite e a fruta, por exemplo, que são alimentos saudáveis não se encontram visiveis.

No que respeita às ementas apresentadas nas cantinas e restaurante das faculdades, verificamos que em todas existe sopa, um prato de peixe e um de carne, uma peça de fruta e/ou outra sobremesa à escolha. Verificamos, contudo, que apenas a Faculdade de Medicina Dentária, no que respeita ao prato de peixe, é a que tem a possibilidade mais saudável. Já as outras faculdades, embora, também tenham à escolha um prato de peixe, este ou frito ou com acompanhamentos nada saudáveis contendo muita gordura.Constatamos ainda que, nas cantinas de todas as faculdades existem ao dispor os salgados. no geral, em todas as faculdades, os estudantes consomem ao almoço, pizzas, francesinhas, cachorros, pregos no pão/prato, sandas com variadas pasatas (delicias do mar, atum...).

De notar ainda que para o nosso trabalho teve, também, bastante importância a apresentação dos funcionários ao servir as pessoas, e neste aspecto verificamos que varia nas três faculdades. Verificamos que, por exemplo na FMDUP e na FPCEUP os funcionários apenas traziam um avental, para servir os jovens estudantes. Já na FEUP constatamos que, para além do uso do avental os funcionários, de todos os bares e mesmo no restaurante, apresentavam-se com luvas e toucas. Queríamos saber até que ponto os estudantes se preocupam com a higiene quando escolhem os locais para almoçar.

Sem comentários: